Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - FGV - SP - Expansão marítima portuguesa.g Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Expansão marítima portuguesa.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 47Código: 6077767

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Portugal.b Objetivos e estratégias políticas, sociais e econômicas da dominação portuguesa de territórios africanos no período da Idade Moderna
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Exibir texto da questão

“Após os primeiros contatos particularmente violentos com a África negra, os portugueses viram-se obrigados a mudar de política, diante da firme resistência das populações costeiras Assim, empenharam-se, principalmente, em ganhar a confiança dos soberanos locais. Os reis de Portugal enviaram numerosas missões diplomáticas a seus homólogos da África ocidental Assim, entre 1481 e 1495, D. João II de Portugal enviou embai- xadas ao rei do Futa, ao koi de Tombuctu e ao mansa do Mali. Duas missões diplomáticas foram enviadas ao Mali, mostran- do a importância que o soberano português atribuía a esse país. A primeira partiu pelo Gâmbia, a segunda partiu do forte de Elmina O mansa que as recebeu, Mahmid, era filho do mansa Ule (Wule) e neto do mansa Misa (..). [Madina Ly-Tall O declínio do Império do Mali Ta Dijbril Tamsir (editor Estória geral da África, I7: Ástica do século XII ao XVI] No contexto apresentado, o Império português mudou a sua estratégia política, pois (A) encontrou um povo que desconhecia o uso da moeda na prática comercial. (B) descobriu tribos que não passaram pelas etapas do de- senvolvimento histórico, como o feudalismo. (C) reconheceu a presença de um Estado marcado por sólidas estruturas políticas. (D) identificou a tendência africana em refutar todas as influências externas ao continente. (E) percebeuna África, em geral, a produção voltada apenas para as trocas ritualísticas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(FGV - SP - 2015)Número Original: 50Código: 6348550

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Expansão marítima portuguesa.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
Exibir texto da questão

A interrupção desse fluxo comercial levaria os negocian- tes e financistas da República a fundarem a Companhia das Índias Ocidentais (1621). (...) O historiador Charles Boxer considera que esse confito, por produtos e mercados, entre o Império Habsburgo e as Províncias Unidas, foi tão generalizado que pode ser consi- derado, de fato, a Primeira Guerra Mundial, pois atingiu os quatros cantos do mundo. (Regina Célia Gonçalves, Fim do dominio holandês in Circe Bittencourt (org), Dicionário de datas da história do Brasi, p. 34) Acerca do fragmento, que aborda o conflito entre o Império Espanhol e as Repúblicas das Províncias Unidas, nas primei- ras décadas do século XVII, é correto afirmar que (A) os fundamentos da presença holandesa em todos os domínios coloniais portugueses devem ser associados à conjuntura de guerra religiosa dominante na Europa, ca- bendo aos representantes batavos, prioritariamente, im- por o calvinismo nas regiões recém-conquistadas, caso de Angola. (B) as praticas holandesas de desrespeito aos domínios co- loniais das outras potências europeias, especialmente Portugal e França, determinaram uma onda permanente de guerras entre essas potências, gerando o isolamento estratégico das companhias de comércio de capital ho- landés. (C) a presenca holandesa no Nordeste brasileiro, visando o comando da produção açucareira, fez parte de um pro- cesso mais amplo, porque esteve associada ao dominio de espacos fornecedores de escravos na Africa, além de outros domínios no Oriente, até então sob o domínio português. (D) o maior interesse da companhia de comércio hotande- sa era a exploração mineral na América portuguesa e, para atingir esse objetivo, optou pela entrada no Brasil por meio do Nordeste açucareiro, porque era uma região menos protegida militarmente e mais aberta à influência estrangeira. (E) a disputa por espaços coloniais no Caribe e na região oeste da América do Norte gerou uma guerra europeia de grandes proporções, envolvendo as principais monar- quias do continente e obrigando a Espanha a se aliar à França e à Inglaterra, com o intuito de se defender da marinha de guerra holandesa


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?